phone (51) 3595-2254 - Novo Hamburgo / RS

phone (51) 3589-4578 - São Leopoldo / RS

phone (31) 2551-2300 - Belo Horizonte / MG

Bloqueios

O uso de Injeções Intraespinhais é uma prática antiga e é utilizada para realizar anestesias em algumas cirurgias, porém a utilização de  anti-inflamatórios associados a anestésicos para o tratamento da dor vendo sendo utilizado com maior frequência na ultima década.

A justificativa para injeções de corticóides é que eles suprimem a inflamação que envolve o nervo e tecidos moles adjacentes e aliviam as dores.

“Essas injeções são utilizadas como parte de um esquema de tratamento multimodal para promover alívio da dor em pacientes selecionados.”

Indicamos as injeções para pacientes que apresentam:

- Dor Cervical 

- Dor Lombar

- Dor Torácica

- Dor em um ou nos dois Membros Inferiores (pernas) ocasionadas por protusões discais, hérnia de disco, compressão dos nervos por alterações de envelhecimento, entre outras.

- Dor Sacroilíaca

Duas formas mostram resultados consistentes:

 

Injeções Epidurais Caudais

 

É realizada sob sedação para maior conforto dos pacientes. Aplicamos as medicações pela região coccigea onde introduzimos uma agulha guiada por raio x. Essas medicações irão banhar os nervos e através de sua ação aliviar os sintomas. Trabalhos mostram que é um procedimento seguro. O tempo de duração é de 20 minutos em média e o paciente tem  alta 3 horas após realizado.



Injeções Transforaminais

 

É realizada sob sedação para maior conforto dos pacientes. Aplicamos as medicações ao redor do nervo que está inflamado. A técnica é guiada por raio x. Trabalhos mostram que o efeito local das medicações é maior quando comparado com uso sistêmico. O procedimento dura 20 minutos em média e o paciente tem alta 3 horas após realizado.
 

 

Pacientes que apresentam DOR CERVICAL, TORÁCICA, LOMBAR e SACROILÍACA sem irradiação para os membros as técnicas com o uso de medicação não mostram resultados consistentes. Porém elas servem como Testes Terapêuticos.

Essa técnica se chama:

Bloqueio do Ramo Medial

É realizada sob sedação para maior conforto dos pacientes. Aplicamos anestésico e anti inflamatório sobre o nervo que TRANSMITE O ESTIMULO DOLOROSO para o sistema nervoso central. Se trata de um teste, caso a dor alivie por alguns dias é realizado a queima deste nervo através da RADIOFREQÜÊNCIA.

Nesses casos a utilização da Radiofreqüência se mostra mais efetiva e duradoura.

Os pacientes que apresentam dores cervicais, torácicas e lombares devidos a artrose das articulações são bons candidatos quando as medidas conservadores não resolveram e apresentaram alívio com os bloqueios. O que se faz é a queima do Ramo Medial do Nervo Sinuvertebral que transmite ao cérebro o estímulo doloroso e faz com que sentimos a dor.

Esse procedimento se chama:

Denervação Facetária /Radiofreqüência do Ramo Medial / Rizotomia

É realizada sob sedação. Uma agulha é introduzida até a região por onde passa o Ramo Medial do Nervo Sinuvertebral. O procedimento é guiado por raio x. Após atingida a região introduz se um eletrodo que fará a ablação desse nervo. Dura em média 30 minutos e o paciente tem alta no mesmo dia.

Radiofreqüência Pulsada

Em  casos que há dor irradiada para um dos membros e houve boa resposta com bloqueio transforaminal podemos lançar mão da Radiofreqüência Pulsada. Tal procedimento é semalhante ao bloqueio, porém utilizamos a radiofreqüência que quando utilizada com pulsos intercalados promove alterações no nervo que aliviam a dor sem prejudicar suas funções.

 
chat

Fale conosco, será um prazer ajudá-lo!

Preencha o formulário abaixo: