phone (51) 3595-2254 - Novo Hamburgo / RS

phone (51) 3589-4578 - São Leopoldo / RS

phone (31) 2551-2300 - Belo Horizonte / MG

Abaulamento e Protusão Discal

 

À medida que envelhecemos a coluna sofre modificações que nos tornam mais propícios à dor.

Estudos indicam que o disco intervertebral é a estrutura por onde inicia a cascata de degeneração, ou seja, o envelhecimento. A maioria das pessoas apresentam tais mudanças sem terem sintomas.

Disco Intervertebral é constituído por um anel fibroso localizado na parte externa e por um núcleo pulposo que está no centro. O núcleo pulposo absorve o pressão gerada com os movimentos e a carga. Existe uma força de coesão que mantem sua pressão. Com o envelhecimento perdemos uma molécula chamada de proteoglicano que prende a H2O (água) e o disco tente a se desidratar e perder a pressão. A partir disso, o funcionamento do segmento que é formado por 2 vértebras e 1 disco intervertebral fica modificado e as alterações degenerativas avançam para as outras estruturas.

 

 

Abaulamento Discal se caracteriza por esse envelhecimento do disco intervertebral que consideramos fisiológico e que todos sofreremos.  O disco no exame de ressonância se mostra escurecido e há uma aumento do seu diâmetro e perda da altura  sem lesão do anel. Essa mudança não gera dor.
 

Protusão Discal é ocasionada por uma lesão em determinada região do anel fibroso. A pressão positiva do núcleo pulposo faz com ele se protrua nessa lesão em que está enfraquecida e dependendo da região poderá gerar dor cervical, cervicobraquialgia, lombalgia ou lombociatalgia. Trata-se de uma alteração patológica e pode ocasionar sintomas que necessitarão de tratamento.