phone (51) 3595-2254 - Novo Hamburgo / RS

phone (51) 3589-4578 - São Leopoldo / RS

phone (31) 2551-2300 - Belo Horizonte / MG

Estenose do Canal Medular

 

Estenose do canal medular é caracterizada por uma diminuição da area total do canal por onde passa a medula e os nervos dependendo do local.

Degenerativa é a forma mais comum e ocorre em conseqüência das modificações do envelhecimento. As vertebras são normais. As mudanças degenertivas ocasionam formação de osteofitos e hipertrofia dos ligamentos que avançam para dentro do canal diminuindo sua área e comprimindo as estruturas nervosas e vasculares. Pode ocorrem em qualquer segmento da coluna.

 

Na COLUNA CERVICAL gera dor irradiada para os membros superiores associada a dormência e fraqueza.

 

Na COLUNA LOMBAR a dor é irradiada para os membros inferiores associada a dormência e fraqueza. O paciente se queixa de diminuição do perímetro da marcha devido a fraqueza dos membros inferiores. O paciente para realizar determinado trajeto tem que parar várias vezes e curvar-se para frente  a fim de aliviar os sintomas.

 

 

Quando estabelecido o diagnóstico e os sintomas comprometerem as atividades do cotidiano é necessária a descompressão das estruturas nervosas. O tipo de cirurgia varia de acordo com o caso e região da coluna.


Na coluna cervical a opção é uma descompressão anterior (pela frente) associada a artrodese ou descompressão posterior (por trás).


Na coluna lombar a opção é uma descompressão posterior (por trás) associada ou não a artrodese.

 

Realizamos sempre que possível a Abordagem Menos Invasiva que é a ENDOSCOPIA.