phone (51) 3595-2254 - Novo Hamburgo / RS

phone (51) 3589-4578 - São Leopoldo / RS

phone (31) 2551-2300 - Belo Horizonte / MG

Hérnia de Disco Cervical e Braquialgia

 

Hérnia de disco é uma condição relacionada a coluna vertebral que ocorre quando a parte interna do disco protrai ou se descola através de uma fenda no anel fibroso.

O núcleo puposo, como é chamada a parte interna do disco, quando se desloca em direção a raiz nervosa poderá ocasionar dor.

 

 

A causa da hérnia de disco cervical está relacionada com a idade, fatores genéticos e lesões no disco intervertebral ocasionadas por mau uso e traumas na coluna.

O sintoma mais freqüente é a cervicobraquialgia que corresponde a uma dor no pescoço que irradia para um dos membros superiores. Além da cervicobraquialgia pode haver formigamento e perda de força. O sintoma geralmente alivia com a elevação do mebro superior correspondente.

 

tratamento conservador com uso de medicações, repouso e fisioterapia apresenta bons resultados maioria dos casos.  Na crise o uso de um colar de espuma por alguns dias é recomendado. Os bloqueios nesses casos são procedimentos pouco indicado.

Passada a crise e com a melhora dos sintomas são implementadas medidas  fisioterápicas. A manutenção do bem estar está relacionada com os cuidados diários, principalmente na sua função profissional,  com as medidas posturais e com as atividades físicas.

 

A cirurgia está indicada quando:

-  DOR INCAPACITANTE SEM ALÍVIO COM MEDICAÇÃO

-  NÃO RESPONDE AO TRATAMENTO EM 8 A 12 SEMANAS

-  DÉFICIT NEUROLÓGICO PROGRESSIVO

 

Nossa abordagem para o tratamento cirúrgico da hérnia de disco cervical:

-  DIscectomia posterior por Abordagem Endoscópica pode ser realizada nas Hérnias Foraminais Laterais.

-  Discectomia associada a Fusão ou Artroplastia (Protese Discal) é utilizada quando não podemos realizar a Endoscopia.